
O aquecimento central é frequentemente usado em climas frios para aquecimento de casas e de edifícios públicos. Estes sistemas incluem caldeiras e bombas de calor para o aquecimento de água, concentrados num local central, como uma casa das caldeiras.
Cada sistema de aquecimento também inclui canalizações para distribuição de água aquecida e radiadores para transmissão do calor para o ar ambiente.
O termo "radiador" neste contexto é um pouco enganador, uma vez que a maioria da transferência de calor - a partir do permutador de calor - é feita por convecção e não por radiação. Os radiadores podem ser montados tanto nas paredes como enterrados no pavimento (piso radiante).
Em sistemas alimentados por caldeira e de aquecimento por radiação, todos os sistemas - exceto os muito simples - incluem uma ou mais bombas para fazerem a água circular e assegurarem uma distribuição igual de calor por todos os radiadores. A água aquecida também pode servir para alimentar outro permutador de calor (secundário) dentro de um termoacumulador para proporcionar águas quentes sanitárias.







